Dermatologia Clínica

A acne é muito diversa em suas manifestações e por isso é classificada da seguinte forma:

Acne comedoniana: pele oleosa e comedões (cravos) abertos e/ou fechados.

Acne pápulo-pustulosa: pele oleosa, comedões (cravos) abertos e/ou fechados, pápulas e pústulas (espinhas).

Acne nodular: pele oleosa, comedões (cravos) abertos e/ou fechados , pápulas, pústulas (espinhas) e nódulos (espinhas internas).

Acne conglobata: se caracteriza pela presença de nódulos que se unem formando cordões e abcessos. As lesões são dolorosas, podem sangrar, permanecem por longos períodos e deixam cicatrizes profundas.

À medida que as lesões ativas vão melhorando, podem deixar manchas e cicatrizes, que são mais fortes naqueles casos mais severos e quando a pessoa manipula as lesões espremendo e machucando a pele. 

Os quadros clínicos variam muito e por isso o tratamento da acne deve ser individualizado para cada necessidade.

Tratamento

O tratamento tópico contempla o uso de sabonetes para higienização da pele, géis, séruns ou soluções que atuam combatendo os fatores causadores da acne e obrigatoriamente , o uso diário de filtro solar, para evitar as manchas .

Quando necessário, podemos usar  tratamento sistêmico com antibióticos orais, tratamentos hormonais ou a isotretinoína oral. A escolha será sempre guiada pelo quadro clínico peculiar de cada paciente.

Durante a atividade da acne, podem ser realizadas limpezas de pele periódicas para remover os comedões e evitar a evolução destes para lesões inflamatórias e os peelings químicos superficiais. Ainda como adjuvantes no tratamento das lesões inflamatórias, podemos lançar mão da LED ou da Luz Intensa Pulsada, duas tecnologias que ajudam a reduzir a fase inflamatória.

E para cuidar das manchas e cicatrizes que possam resultar da fase ativa, podemos utilizar peelings químicos e de cristal, microagulhamento com dermaroller, microagulhamento robótico com radiofrequência 3D e laser fracionado. A decisão de qual procedimento será o ideal, vai depender de cada situação.

Importante alertar que quanto mais precoce e efetivo for o tratamento da acne, menores serão as sequelas (manchas e cicatrizes).

Acne

A acne é uma doença muito frequente que pode afetar ambos os sexos, desde a infância até a vida adulta, na maioria das vezes afetando a auto-estima.

Há a predisposição genética, influência de fatores homonais e da alimentação. Leite e seus derivados e alimentos com índice glicêmico (açúcar e farinha branca) quando ingeridos em excesso, podem desencadear ou influenciar a piora da acne.

Suplementos utilizados para otimizar os resultados da atividade física, especialmente os concentrados de proteína do leite, podem agravar a acne existente ou causar uma erupção acneiforme.

É mais frequente entre os adolescentes, devido à mudança hormonal dessa fase, que estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

No entanto, estamos observando um aumento da incidência da acne nos adultos, em especial nas mulheres, onde além dos fatores hormonais e da alimentação, devemos levar em consideração o stress .

Ocorre um aumento na oleosidade da pele e o surgimento de comedões (cravos) e lesões inflamatórias (espinhas). Em casos mais severos, lesões císticas dolorosas podem estar presentes.

Outros Procedimentos

Comprometa-se com sua saúde

CONSULTÓRIO

CTC-Corporate Tower Center
Av. Amintas Barros, 3700 | Sala 201
Torre Trade | Lagoa Nova - Natal - RN

FONES

(84) 98184-2268

(84) 3234-8613

EMAIL

atendimento@ladiafernandes.com.br