Dermatologia Clínica

Melasma

Estudo recentes demonstraram que a luz visível, que está nas lâmpadas, computadores etc.. mancha a pele e pior, só mancha peles escuras ou já pigmentadas. Não existe filtro solar específico para proteger da luz visível e no momento, somente os filtros com cor (pigmento) irão oferecer proteção com relação a essa indicação.

Outra questão importante é que devemos evitar qualquer irritação na pele com melasma, pois sempre que ela fica avermelhada ou ardendo ocorre piora na pigmentação. Toda inflamação causa mais pigmentação. Dessa forma, há necessidade de hidratação com substâncias calmantes. E seguindo esse mesmo raciocínio, não se justifica qualquer tratamento agressivo (peelings químicos agressivos , laser de CO2, etc) , pois mesmo que ocorra uma melhora inicial, haverá o rebote deixando a pigmentação mais profunda e mais difícil de tratar.

Além da fotoproteção e da hidratação, há outros recursos para tratar o melasma :

  • Clareadores tópicos;
  • Medicações orais;
  • Peelings químicos superficiais clareadores
  • Laser ND-Yag Q-Switched, dito laser frio, não aquece a pele e por isso clareia a pele sem causar rebote. O clareamento é lento, mas sustentado.

O tratamento deve ser individualizado de acordo com as características da pele de cada pessoa, e o acompanhamento dermatológico regular faz toda a diferença.

Outros Procedimentos

Melasma

O melasma é uma hipermelanose adquirida muito frequente entre mulheres, caracterizada pelo aparecimento de manchas acastanhadas localizadas, principalmente, no rosto e menos frequentemente no colo e nos braços.  Ocorre preferencialmente em mulheres hispânicas e asiáticas e em cerca de dez por cento dos homens. Comumente, causa grande impacto na auto-estima.

A causa do melasma é desconhecida, mas pode ser relacionada a fatores genéticos raciais, hormonais e ambientais como a radiação solar. 

Importante chamar a atenção ao fato de que o melasma é uma condição onde há um distúrbio na pigmentação que é crônico e qualquer fonte de luz e de calor pode piorar ou reativar o quadro. O uso de anticoncepcionais hormonais e gravidez também podem acentuar o melasma. 

Quando inicia na gravidez, chamado de “Cloasma Gravídico”, é desencadeado pelas mudanças hormonais deste período e em geral desaparece após o parto. 

O diagnóstico é essencialmente clínico, pode ser classificado em superficial ou profundo, conforme o local do excesso do pigmento melânico.

Para o tratamento e prevenção de recidiva, é fundamental o uso de fotoprotetor com características específicas: 

  • Deve ser físico
  • FPS alto
  • Com cor

Comprometa-se com sua saúde

CONSULTÓRIO

CTC-Corporate Tower Center
Av. Amintas Barros, 3700 | Sala 201
Torre Trade | Lagoa Nova - Natal - RN

FONES

(84) 98184-2268

(84) 3234-8613

EMAIL

atendimento@ladiafernandes.com.br