Dermatologia Clínica

Crianças Atópicas:

Crianças atópicas normalmente têm extrema sensibilidade a praticamente tudo que entra em contato com a pele.

Embora o tema seja controverso, algumas crianças parecem ter as crises desencadeadas por alimentos.

O clima frio e o calor pioram ou desencadeiam as crises. No inverno, a pele fica ainda mais ressecada e a hidratação da pele não pode ser negligenciada.

No verão, a hidratação continua sendo imprescindível, pois as crianças transpiram mais, o que ajuda a ressecar a pele.

Sendo assim, para o tratamento, a hidratação é o pilar fundamental, pois é necessário recuperar a barreira cutânea comprometida. O hidratante apropriado deve ser calmante e ter grande capacidade de reter água. Deve ser aplicado logo após o banho, com a pele ainda úmida. Lembrar que a hidratação deve ser contínua para prevenir as recidivas.

Os banhos devem ser frios ou tépidos, nunca quentes.

Usar sabonetes suaves, de preferência com propriedades hidratantes. Em caso de pele muito seca, pode usar um óleo de banho ao final para ajudar a diminuir a perda de água transepidérmica.

Nos casos agudos, com lesões eczematosas, é necessário o uso de corticoide na área afetada durante  5 a 10 dias. Após a melhora, suspende o corticoide e mantém a hidratação.

Outra opção para uso tópico são os inibidores da calcineurina como tracolimos e pimecrolimus. Eles têm um início de ação mais lento, mas podem ser usados por mais tempo que o corticoide e são importantes na manutenção do tratamento.

A fototerapia com luz ultravioleta UVB e eventualmente UVA também podem ser usados no tratamento dos quadros mais extensos por sua característica anti-inflamatória.

Nos momentos em que há infecção secundária ou colonização da pele, é necessário a antibioticoterapia.

Nos casos graves de dermatite atópica, também são indicados corticoide sistêmico e imunosupressores como methotrexate e ciclosporina.

No casos graves, resistentes aos tratamentos anteriormente citados, há a opção do uso do dupilumabe, medicamento imunobiológico.

Psicoterapia pode ajudar, já que questões emocionais podem desencadear as crises e as crises impactam na qualidade de vida, causando mais estresse.

Dicas importantes para tratar a dermatite atópica:

  • Usar roupas de algodão;
  • Lavar as roupas com sabão de coco em pó;
  • Não usar amaciantes nas roupas;
  • Evitar muitos banhos ao dia;
  • Banhos com água fria ou tépida , rápidos;
  • Usar sabonetes neutros com potencial hidratante;
  • Hidratar a pele toda após o banho;
  • Não usar produtos com álcool na pele;
  • Evitar perfumes;
  • Evitar produtos e alimentos com potencial alergizante.

É importante acompanhamento com o dermatologista, esclarecer as dúvidas e conhecer a doença para poder manter as manifestações sob controle.

Sabemos o quanto a dermatite impacta a qualidade de vida e o estado emocional dos pacientes.

Na infância, pode ocorrer até uma certa discriminação pelos colegas na escola, devido às lesões cutâneas, que algumas pessoas podem achar que são contagiosas e isolar o coleguinha. Daí a importância do conhecimento para esclarecer e evitar essas situações constrangedoras .

Dermatite Atópica

A dermatite atópica é uma doença inflamatória que afeta pacientes desde os primeiros meses de vida até a idade adulta. O ponto básico da dermatite atópica é o defeito da barreira cutânea, o que desencadeia a cadeia de reações imunológicas/inflamatórias que culminará com o prurido e o surgimento das lesões. O paciente atópico, além das manifestações cutâneas, pode apresentar doenças respiratórias como rinite, bronquite e asma.

A dermatite atópica se manifesta nas crianças após o 4º mês de vida com eczema (vermelhidão, descamação, vesículas e crostas) na face, especialmente nas bochechas, com muito prurido (coceira).

Após os 2 anos de idade até a adolescência, a dermatite atópica muda sua topografia e incide nas dobras dos braços e das pernas sempre com muita coceira.

Após a adolescência, as lesões e a coceira pode acometer qualquer área do corpo, como rosto, pescoço, braços e pernas.

O quadro é crônico e evolui com surtos de melhora e piora. A pele é muito seca, a coceira intensa e persistente, seguida de lesões cutâneas. As infecções oportunistas podem surgir e agravar ainda mais o problema.

Outros Procedimentos

Comprometa-se com sua saúde

CONSULTÓRIO

CTC-Corporate Tower Center
Av. Amintas Barros, 3700 | Sala 201
Torre Trade | Lagoa Nova - Natal - RN

FONES

(84) 98184-2268

(84) 3234-8613

EMAIL

atendimento@ladiafernandes.com.br