Que o hábito de fumar causa doenças respiratórias , cardiovasculares e predispõe a câncer em diversos órgãos, todos nós já sabemos . Mas você sabe os danos que o cigarro pode causar à sua pele?
As substâncias nocivas, dentre elas, a nicotina, são responsáveis pelo aumento na produção de radicais livres e das metaloproteinases que causam a degradação do colágeno. Também ocorre vasoconstrição periférica dificultando a chegada de nutrientes para a pele. Essas alterações bioquímicas trazem consequências para a pele :
- Flacidez;
- Rugas e linhas de expressão. Entre elas, as mais emblemáticas são aquelas ruguinhas em torno dos lábios, chamadas de “código de barras”, causadas pelo movimento repetitivo de tragar o cigarro associado à perda do colágeno;
- Pele opaca, sem viço, com tonalidade acinzentada e com manchas;
- Poros dilatados e cravos mais aparentes;
- Dedos, unhas e dentes amarelados;
- Alteração do DNA celular leva ao surgimento de câncer da pele;
- Cicatrização comprometida. Muitos cirurgiões plásticos não operam fumantes por causa de má cicatrização;
- Celulite.
Quando a pessoa toma a sábia decisão de parar de fumar, a melhora da circulação ocorre em três meses, permitindo a chegada de nutrientes e melhorando o viço da pele. A partir daí, não haverá novas alterações no DNA celular e diminui a degradação do colágeno. Aos poucos, a pele vai melhorando .
Para atenuar os efeitos que o hábito de fumar causou na pele, uma rotina de skin care ajuda muito. A utilização de anti-oxidantes, hidratantes, vitamina C , ácido hialurônico e ácido retinóico são importantes para melhorar a hidratação e o viço da pele.
Além do skin care, vários procedimentos dermatológicos podem ser aliados nesse momento. A dermatologia dispõe de recursos para melhorar a qualidade da pele, como peelings químicos e lasers. Para a flacidez, há a radiofrequência ,o ultrassom microfocado(Ulthera) e os bioestimuladores, como o Sculptra. Para as manchas, a luz intensa pulsada. Para melhorar os sulcos profundos e sustentar a face, os preenchimentos. E finalmente, para as rugas de expressão, a toxina botulínica.
Enfim, nunca é tarde para boas decisões. Se você fuma, procure ajuda especializada para parar de fumar. Sua saúde agradece.